terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dança: Unção ou Técnica?

 Dança... um tema pelo qual á dias venho meditando. Apesar de fazer parte de um ministério de coreografia, estava buscando embasamento teórico para discorrer sobre esse assunto. Outro dia estava no centro da cidade, passei por uma loja de produtos evangélicos (que por sinal possui mercadorias poderosas e abençoadoras), estava á observar alguns livros, e logo me deparei com um entitulado "Quando Deus me pediu as sapatilhas" por Gisela Matos (essa mulher de Deus, é lider do Ministério Dança pelas Nações.) Vocês não imaginam o impacto que este titulo causou em minha vida! Ao ler o resumo na parte inferior do livro, pude sentir a maravilhosa presença de Deus á ponto de ter que segurar o choro; sabe aquele singelo nó na garganta? rsrs' Na hora pensei: "Meu Deus, como um livro apenas pode transmitir tanto de Ti!" Pronto, Algo me incomodava para comprá-lo, era o Espírito Santo me impulsionando, pois Ele sabia que após essa leitura nunca mais seria a mesma. Então, não pude conter a chama que ardia no meu peito, portanto fechei os olhos, respirei fundo e fui até o caixa. Estava feito! 

Amados(as) se alguém necessita de um choque especial sobre ministrações com danças, não há duvidas que a minha indicação será de ler esse livro. Não vou relatar todo o conteúdo do livro, mas irei compartilhar com vocês alguns trechos poderosos que mudaram minha visão sobre dançar. Primeiramente, abra comigo sua espada ( Bíblia) no livro de 2 Samuel 6:14 a qual diz assim:

"Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor e estava congido de uma estola¹  sacerdotal de linho."

Será que conseguimos imaginar o que é dançar com todas as nossas forças ? Acredito não ser a dança que muitos de nós, ministros de Deus entregamos á Ele. Muitas vezes em nossas ministrações na igreja (digo em relação ao grupo que participo) achavamos estar fazendo o melhor, mas pude notar através do livro em questão, que o nosso melhor, que dizer, o meu melhor precisava (e muito) ser aprimorado! Depois de tudo que li, homens e mulheres passando por vales, vivendo no deserto, humilhações, lágrimas, renúncias por amor á esse chamado de Deus, senti um aperto no peito, porque ainda é pouco tudo o que estamos fazendo. Fiquei supresa em ver esses mesmos homens e mulheres, pessoas usadas poderosamente em ministração com danças, que em AMOR AO CHAMADO passaram FIRMES por tantas provações, tribulações e jamais desistiram daquilo que queriam. Nunca havia escutado alguém de ministérios de coreografia discorrer sobre situações terríveis que enfrentaram por amor á Jesus! Isso é tremendo. Fazer o melhor, vai além de gestos e coreografias, está relacionado á entrega de corpo e alma, de todo o ser! É o momento de encontro entre você e Deus, é quando você já não sente suas pernas, parece que está sendo carregada por Ele, e assim seus passos e coreografias estão O agradando.

Hoje me sinto transformada e impactada pelo poder de Deus e pela revelação através desse livro. Amados (as) irmãos de ministérios, precisamos acordar! Despertar para o chamado de Deus através de nossas vidas.

[...] eu não imaginava ser tão longo o caminho entre ser apenas um bailarino e ser um profeta [...] Percebi que havia uma grande diferença entra dançar apenas e profetizar através da dança... Por um tempo, pensei que meu talento, meu dom, poderia fazer com que me achegasse mais ás pessoas, ganhasse almas, mas percebi que para ter acesso ao coração das pessoas, eu precisava me achegar mais e mais ao coração de Deus., dizia Gisela Matos.

Meu Deus que verdade! Primeiro buscamos ganhar almas, tocar em vidas, sem antes chamarmos a atenção do Senhor. Como está nossa intimidade com o Altíssimo? Á partir do dia em que entregamos nossas vidas pra Jesus, precisamos nos lembrar que não vivemos por nós, mas sim por Ele, e Ele faz de nós o que bem entender. Se precisar virar do avesso pra nos limpar, pra que possamos cumprir o chamado com o corpo purificado, assim será feito.Precisamos lembrar que dançar não é apenas técnica, mas acima de tudo ministrar com UNÇÃO! Algum ministro sobrevive sem unção? Será que apenas técnicas são suficientes para tocar no coração do Senhor e assim depois influenciar vidas? Mas como ter unção? Orando, jejuando, consagrando! Requisitos básicos de um ministério ungido...

Finalizando vamos refletir sobre esse seguinte trecho da Gisela:

" Não ache que Deus vai escolher apenas bailarinos para estarem no ministério de dança, pois não vai; Ele procura adoradores na verdade- isso mesmo- Ele mesmo quer preparar você. Até mesmo um bailarino profissional, com todo seu conhecimento, tem que ser moldado por Deus; Ele quer mais que passos, Ele quer o seu coração. Sua dança não é apenas para emocionar as pessoas, mas para trazer a glória de Deus; você dança adorando a um Deus que é revelado a você; essa revelação deve fluir em seus movimentos."

Que possamos ser verdadeiros adoradores, e nos doar de corpo, alma e espíríto ao nosso Deus!

Pensemos nisso. Ele te abençõe!

_____________________
¹estola: traje de linho usado pelo sacerdote sobre a túnica e associada ao culto no templo, era bem mais curta que a túnica, portanto mais adequada para danças. ( Bíblia da Mulher)

2 comentários:

  1. amiga,também faço parte de um grupo de coreografia em minha igreja e,fui profundamente tocada com essas palavras...e...vou ler esse livro.obrigada!

    ResponderExcluir
  2. amada. . . a paaz. . . necessito muito ler esse livro,mas o estado onde eu moro,ainda nao encontrei onde comprar. . . Deus a pouco tempo me chamou para dançar pra Ele,mas muitas tribulações estao ocorrendo desde o dia que o Senhor me chamou. . . e sei que esse livro é mais uma forma de Deus falar comigo. . .

    ResponderExcluir