quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Vencendo o Desânimo

O Tema de hoje é sobre desânimo, no Dicionário Aurélio significa falta de ânimo, desalento, estamos vivendo um momento difícil na sociedade, estava orando a DEUS na preparação deste trabalho fui tomado por uma grande tristeza, senti em meu coração um povo desanimado, pais de famílias com semblante cansados, nas Igrejas um povo fadigado, sem força para dizer aleluia ou glória DEUS, uma mocidade sem força para louvar, um povo alquebrado, amarrado, escravizado, angustiado, sem força para reagir, perderam o contato com DEUS.  Elias também teve seu momento. Logo depois de ganhar a disputa contra os profetas de Baal, no Monte Carmelo, ele foi ameaçado por Jezabel e fugiu para Berseba e, depois, para o deserto. Sentindo-se abandonado, o profeta sentou-se sob um zimbro lamentando e lastimando a vida:
 
 (1 Reis 19:4).Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois näo sou melhor do que meus pais.
 
Estar desencorajado é estar desanimado, de ânimo abatido, e perder o prazer de viver. E, não importa quão animada e corajosa uma pessoa seja ela terá esses momentos quando seu ânimo diminui. Olhe para sua família. Quando um homem só olha para sí ele perde muito da vida que é valioso e que anima. Elias ficou desanimado no momento em que se concentrou em si mesmo. Quando o apóstolo Paulo dirigiu seu coração a Roma e à defesa do evangelho, nada pôde dissuadi-lo: nem inimigos que pregavam o evangelho por inveja para aumentar a aflição contra ele

(Filipenses 1:17-18); Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
 
Aprisionado por inimigos, abandonado e hostilizado pelos irmãos, ele se elevou acima das preocupações terrestres e escreveu o maior tratado jamais escrito sobre a alegria e a paz que ultrapassa todo entendimento (Filipenses). A vida é boa, ele disse. E, conforme ele
observa especialmente, os discípulos deviam deixar de se queixar, começar a alegrar-se e aprender o contentamento
 
Filipenses (2:14; Fazei todas as coisas sem murmuraçöes nem contendas;
 
A vida é sempre boa quando se propõe no coração cumprir todas as metas dignas. Endireite-se, o desânimo se abate sobre quem está insatisfeito com seu progresso espiritual. Adoração desanimada, falta de estudo diária da Bíblia e de oração, negligência da família, falta de cuidado com os irmãos doentes, compromisso com associados mundanos, e uma quantidade de fracassos  espirituais afligem os cristãos com culpa. E essa culpa freqüentemente se traduz em sentimentos sem vida, apáticos, de desalento. Até que as Escrituras inspiradas ocupem nossa mente e corrijam nossa vida

( 2 Timóteo 3:16).Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Em nossa época há inúmeras coisas que podem nos levar ao desânimo. A situação se agrava quando se acrescentam os problemas pessoais.Você não precisa andar triste, desanimado A bíblia diz que toda  tristeza, angústia e pranto fugirão de você.  Você não precisa viver chorando, quando você pode viver sorrindo. No meio de todas as lutas haverá uma tremenda alegria em teu coração colocada por Deus. Infelizmente nós vivemos em um mundo onde há muita tristeza, tragédias e preocupações. Se você olhar para os lados, você vai ver faces longas e tristes, corações pesados, notícias tristes. Os jornais cheio de tragédias, calamidades, desemprego e acidentes terríveis. As circunstâncias querem nos esmagar e nos abater.  Infelizmente em muitos lares cristãos não existe mais alegria, trocaram alegria do senhor das orações, dos louvores, do Jejum, pela alegria falsa das festas do mundo, dos filmes violentos, novelas com temas que destrói  os valores da família, no campo espiritual, moral e ético, atraindo uma alegria falsa, passageira, terminando em desânimo.
Salmo (97:11)A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coraçäo.
Mas Jesus é maior que tudo! Ele nos ama e jamais permitirá que as provações sejam superiores ao que podemos suportar:
 
(1 Co 10.13). Näo veio sobre vós tentaçäo, senäo humana; mas fiel é Deus, que näo vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentaçäo dará também o escape, para que a possais suportar.
 
Como discípulos de Jesus, é importante que aprendamos a assumir uma posição interior oposta às dificuldades logo que elas aparecerem, e não deixemos que elas tomem conta de nós. Como podemos fazer isso? Levantando bem alto o escudo da fé! Quero acentuar que isso deve ser feito "imediatamente". Em outras palavras: agradeça logo ao Senhor por estar absolutamente protegido e seguro nEle. Se Jesus Cristo tornou-se nosso Salvador e Senhor pessoal, então a cada hora, a cada minuto, estamos seguros e protegidos de verdade. Assim, lemos em
 
Colossenses 3.3: Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
 
Não restam dúvidas nem incertezas! O profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo, diz a mesma coisa quando nos apresenta um quadro maravilhoso, para servir de ilustração a essa verdade tão importante:
 
(Is 49.15-16). Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que näo se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu näo me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mäos eu te gravei; os teus muros estäo continuamente diante de mim.
 
Deus estava em Cristo e nos reconciliou consigo mesmo. Isso aconteceu na cruz do Calvário, onde literalmente fomos gravados nas palmas de Suas mãos! E este mesmo Deus maravilhoso tem nossos "muros" continuamente diante de Si! Ele sabe das nossas limitações, das nossas mudanças de humor e das nossas falhas! Ele conhece nossas ansiedades, angústias e desânimo. E através de Sua Palavra Ele nos anima, dizendo: "Eu fiz tudo por você porque o amo. Confie em mim! Não fique olhando apavorado ao seu redor – levante seus olhos para mim! Eu sou o Autor e o Consumador de sua fé!"
Segure novamente as mãos traspassadas de Jesus: numa decisão cheia de fé, lance todas as suas desânimo sobre Ele, que se preocupa com você e cuida de você:
 
 (1 Pe 5.7) Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
 
O desânimo é uma doença do coração dominada por pensamentos negativos, egoísmo e sentimento de culpa. as preocupações terrestres não podem roubar de seu coração a direção de DEUS na sua vida.
 
(Filipenses 3:14).Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocaçäo de Deus em Cristo Jesus.
 
Esse talvez seja um dos grandes problemas de nossos dias, pois cada vez menos pessoas buscam ânimo no Senhor. Mas muita gente não precisaria estar em tratamento de saúde se estivesse em santidade. Se buscasse a face do Deus vivo não precisaria buscar ajuda clínica. Obviamente cada caso é um caso enão se deve generalizar, mas uma coisa é certa e vale para todo mundo: Deus é fonte de refrigério, de socorro e de ânimo. Nele qualquer um de nós encontra uma fonte para se reanimar. Deus tem interesse em nós. Vivemos dias difíceis e dias maravilhoso, deliciosos. A diferença não é a presença ou ausência de Deus e sim as circunstâncias ao meu redor, em casa, no trabalho na Igreja, nada afeta minha confiança em Deus, seja para mais ou para menos. Isso não pode acontecer. Confie em Deus pelo que Ele é não pelo que acontece ao seu redor. Precisamos tomar cuidado porque o desânimo pode incapacitar nossa vida espiritual. A alegria do Senhor é a nossa força, “cante, louve, Deus está em nosso meio”, é hora de festejar, celebrar, é hora de prostrados adorarem ao Senhor. Muitas vezes nos sentimos cansados, desanimados, mas não devemos parar e nem olhar para o que já passou, devemos prosseguir para o alvo, receba a verdadeira alegria do senhor para você e sua família, o povo continua sonhando com um mundo melhor, com uma vida mais feliz, sem dor, sofrimentos ou decepções. Este lugar existe! Finalmente ali teremos um lar perfeito com JESUS e a família
 
(Romanos 14:17). Porque o reino de Deus näo é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo
A alegria do Senhor e o sorriso não são algo passageiro em nossa vida, mas algo permanente e completo. Deus quer que estejamos transformados com a sua alegria. A alegria de Jesus deve estar em nós desde o momento em que fomos salvos até a eternidade. Jesus disse:
 
(João 15:11).Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo
 Infelizmente muitos cristãos têm perdido a alegria, e esta alegria precisa ser restaurada. A alegria do Senhor é uma parte essencial da nossa vida. Deve estar em nosso coração logo de manhã. Deve estar em nosso coração durante o dia enquanto enfrentamos os problemas. Deve estar em nosso coração à noite quando vamos dormir. A alegria do Senhor deve permanecer em nós, deve nos encher, inundar, transbordar em nossas vidas.Há um forte e poderoso vento soprando, e este mover do Espírito Santo está trazendo de volta para a igreja uma alegria transbordante e contagiosa. Há um som de festa enchendo a igreja do Senhor. Gritos de alegria, sorrisos . O Senhor tem visitado o seu povo e o Espírito Santos é derramado alegria, não deixe que nada roube a tua alegria.

João (16:22)Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coraçäo se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará

Sorria, meu irmão, sorria das circunstâncias contrárias sorria das impossibilidades. Mas sorria cheio do Espírito Santo, na presença de Senhor.Deus nunca disse que a sua alegria seria temporária.Glória a Deus! Precisamos de mais celebração, mais júbilo, mais louvores, mais gritos de alegria em nossas igrejas. Deus está despertando o seu povo para louvar, adorar e se alegrar na sua presença.

  Salmo (100: 1-2). Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.

Quando você celebrar a Deus com todo o teu coração, um espírito de alegria se apoderará de ti, de forma que você sorrir das situações de desânimo, porque você confia no Senhor. Você sabe que Ele é o rei de toda a terra, e tem o controle sobre todas as circunstâncias.O Apóstolo Paulo disse.

Filipenses (4:4). Alegrai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo, alegrai-vos

Oração: “Oh Pai! Pai nosso que estás nos céus. Estende a tua mão sobre nosso desânimo e nos reanima, a tristeza transforma em alegria. Obrigado por Você existir. Obrigado, Senhor, por Teu amparo. Nós nos sentimos confortáveis e seguros com tua mãe estendida Oh Senhor nosso, ajuda-nos também a estender nossas mãos para os filhos, esposos e esposas, pai mãe e amigos. Dá-nos palavras construtivas; palavras o bom ânimo, palavras de saúde, de vida  de reaviva teu povo, a fim de que possa transmitir o amor, o poder e a autoridade do Espírito Santo. Queremos ser um fator positivo onde quer que estejamos. Assim em o nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.

(Fonte: Momento da Família)

Nenhum comentário:

Postar um comentário