quarta-feira, 1 de junho de 2011

A defesa contra os adversários

E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas? E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra. (Neemias 4:1-3)

Neemias, servo do Senhor, usado para reconstruir os muros de Jerusalém que outrora foram destruidos no reinado de Nabucodonosor . Ele foi copeiro chefe do rei Artaxerxers, rei da Pérsia. Homem de Oração, que não desistia fácil. Era obediente, adorava á Deus e suas características principais eram:
Disposição- Perseverança- Fé.
 Um dia o rei Artaxerxes notou que Neemias estava com o semblante triste , então perguntou á ele o que estava acontecendo. Neemias disse ser pelo fato de Jerusalém estar em ruínas, e então pediu para que o rei o permitisse sair até lá para que pudesse juntamente com o povo á reconstruir . Foi-se Neemias então, e o rei ainda o auxiliou com materiais para essa construção. Chegando até lá, avisou á todo o povo de seus planos sobre a reconstrução dos muros , todos gostaram  da idéia e então começaram a obras. 

Mas será que foi fácil? Óbvio que não!

A passagem bílbica diz que se levantaram inimigos ardentes em ira contra a obra que Neemias estava fazendo, e assim contra o restabelecimento de Jerusalém.  (Note nos versos 1 ao 3 e 7 ao 8.) O diabo se levanta contra todos nós, quando estamos lutando para reconstruir nossos muros, ou seja, nossos planos, nossas vidas, quando estamos nos levantando em oração, em jejum, tentando nos manter cobertos pela presença do Senhor. Você acha que o diabo não está tramando todos os instantes contra nós? Ele brame, em ira, como leão atrás de sua presa. Foi o que aconteceu com Neemias e seu povo. Mas ele parou? Desistiu? Ficou com medo?     Não!
Ele ora ao Senhor todo poderoso por proteção, e monta guarda contra os inimigos de dia e de noite. Mas o que significa isso?

Orar e Vigiar! 
Clamar sim, vigiar sim, trabalhar também! Veja que Neemias e o povo, não apenas oraram e vigiaram, eles continuaram a obra... Mesmo em meio á tantas afrontas , eles continuaram! O povo estava cansado, fatigado e os seus inimigos queriam entrar no meio deles sem que notassem ( através da fraqueza) para assim fazerem cessar a obra. ( Verso 11) 

O inimigo quer nos fazer parar frente á obra que o Senhor tem nos usado á fazer. Ele sabe que você é filho da promessa, você nasceu para ganhar almas, pra ser salvo, nasceu pra ser a chave da porta de entrada para sua família. E ele vai usar de todos as armadilhas contra nós. Enviará desanimo, medo, tristeza, cansaço, falta de fé, usará pessoas para te fazer desistir no meio do caminho. Mas repito, o que Neemias fez?
Orou, vigiou e trabalhou! Montou estratégias nessa guerra. Enviou famílias com espadas , lasnças e arcos ao redor dos muros pré-construidos e os alertou:  
Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas. ( Ne 4:14)
  
Lembre-se que teu Deus é poderoso e acima de tudo Fiel para destruir e parar todas as armadilhas de satanás. Diante disso, lute pela sua vida, pela sua família. Neemias lutou, foi intimidado pelos inimigos ,á cada dia eles possuiram fúria maior, pois sabiam que o muro seria construído. Mas o povo teve determinação- fé; e por fim conseguiram terminar a obra! Eles venceram, nós também iremos vencer!  Coloque teu Deus á sua frente, ore , viva por fé. Não escute a voz do inimigo, olhe ara o seu alvo: Jesus! Peça forças para o Senhor, não desânime, você já é mais que vencedor. Revista-se da armadura de Deus, seja um bom soldado e permaceça firme na presença do Senhor!

Ele te abençõe...

Um comentário:

  1. Muito bom Michelle. Veio em boa hora pra mim. Obrigada e Deus te abencoe tambem :)

    ResponderExcluir