sábado, 20 de agosto de 2011

Reflexão do dia:

Esperαr em Deus é confiαr plenαmente que α nossα vidα está em Suαs mãos. Significα dizer α Deus: Tú És minhα αjudα, α minhα únicα esperαnçα! Aos nossos próprios olhos somos incαpαzes de nos mαnter em pé nαs situαções críticαs dα vidα, mαs αos olhos de Deus, não somente somos renovαdos em nossαs forçαs, como Ele nos colocα em posições muito αlém dαquelαs com αs quαis poderíαmos sonhαr.

Creiα! Pois será αtrαvés dα tuα fé que você contemplαrá o mover de Deus em tuα vidα!!!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dança: Unção ou Técnica?

 Dança... um tema pelo qual á dias venho meditando. Apesar de fazer parte de um ministério de coreografia, estava buscando embasamento teórico para discorrer sobre esse assunto. Outro dia estava no centro da cidade, passei por uma loja de produtos evangélicos (que por sinal possui mercadorias poderosas e abençoadoras), estava á observar alguns livros, e logo me deparei com um entitulado "Quando Deus me pediu as sapatilhas" por Gisela Matos (essa mulher de Deus, é lider do Ministério Dança pelas Nações.) Vocês não imaginam o impacto que este titulo causou em minha vida! Ao ler o resumo na parte inferior do livro, pude sentir a maravilhosa presença de Deus á ponto de ter que segurar o choro; sabe aquele singelo nó na garganta? rsrs' Na hora pensei: "Meu Deus, como um livro apenas pode transmitir tanto de Ti!" Pronto, Algo me incomodava para comprá-lo, era o Espírito Santo me impulsionando, pois Ele sabia que após essa leitura nunca mais seria a mesma. Então, não pude conter a chama que ardia no meu peito, portanto fechei os olhos, respirei fundo e fui até o caixa. Estava feito! 

Amados(as) se alguém necessita de um choque especial sobre ministrações com danças, não há duvidas que a minha indicação será de ler esse livro. Não vou relatar todo o conteúdo do livro, mas irei compartilhar com vocês alguns trechos poderosos que mudaram minha visão sobre dançar. Primeiramente, abra comigo sua espada ( Bíblia) no livro de 2 Samuel 6:14 a qual diz assim:

"Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor e estava congido de uma estola¹  sacerdotal de linho."

Será que conseguimos imaginar o que é dançar com todas as nossas forças ? Acredito não ser a dança que muitos de nós, ministros de Deus entregamos á Ele. Muitas vezes em nossas ministrações na igreja (digo em relação ao grupo que participo) achavamos estar fazendo o melhor, mas pude notar através do livro em questão, que o nosso melhor, que dizer, o meu melhor precisava (e muito) ser aprimorado! Depois de tudo que li, homens e mulheres passando por vales, vivendo no deserto, humilhações, lágrimas, renúncias por amor á esse chamado de Deus, senti um aperto no peito, porque ainda é pouco tudo o que estamos fazendo. Fiquei supresa em ver esses mesmos homens e mulheres, pessoas usadas poderosamente em ministração com danças, que em AMOR AO CHAMADO passaram FIRMES por tantas provações, tribulações e jamais desistiram daquilo que queriam. Nunca havia escutado alguém de ministérios de coreografia discorrer sobre situações terríveis que enfrentaram por amor á Jesus! Isso é tremendo. Fazer o melhor, vai além de gestos e coreografias, está relacionado á entrega de corpo e alma, de todo o ser! É o momento de encontro entre você e Deus, é quando você já não sente suas pernas, parece que está sendo carregada por Ele, e assim seus passos e coreografias estão O agradando.

Hoje me sinto transformada e impactada pelo poder de Deus e pela revelação através desse livro. Amados (as) irmãos de ministérios, precisamos acordar! Despertar para o chamado de Deus através de nossas vidas.

[...] eu não imaginava ser tão longo o caminho entre ser apenas um bailarino e ser um profeta [...] Percebi que havia uma grande diferença entra dançar apenas e profetizar através da dança... Por um tempo, pensei que meu talento, meu dom, poderia fazer com que me achegasse mais ás pessoas, ganhasse almas, mas percebi que para ter acesso ao coração das pessoas, eu precisava me achegar mais e mais ao coração de Deus., dizia Gisela Matos.

Meu Deus que verdade! Primeiro buscamos ganhar almas, tocar em vidas, sem antes chamarmos a atenção do Senhor. Como está nossa intimidade com o Altíssimo? Á partir do dia em que entregamos nossas vidas pra Jesus, precisamos nos lembrar que não vivemos por nós, mas sim por Ele, e Ele faz de nós o que bem entender. Se precisar virar do avesso pra nos limpar, pra que possamos cumprir o chamado com o corpo purificado, assim será feito.Precisamos lembrar que dançar não é apenas técnica, mas acima de tudo ministrar com UNÇÃO! Algum ministro sobrevive sem unção? Será que apenas técnicas são suficientes para tocar no coração do Senhor e assim depois influenciar vidas? Mas como ter unção? Orando, jejuando, consagrando! Requisitos básicos de um ministério ungido...

Finalizando vamos refletir sobre esse seguinte trecho da Gisela:

" Não ache que Deus vai escolher apenas bailarinos para estarem no ministério de dança, pois não vai; Ele procura adoradores na verdade- isso mesmo- Ele mesmo quer preparar você. Até mesmo um bailarino profissional, com todo seu conhecimento, tem que ser moldado por Deus; Ele quer mais que passos, Ele quer o seu coração. Sua dança não é apenas para emocionar as pessoas, mas para trazer a glória de Deus; você dança adorando a um Deus que é revelado a você; essa revelação deve fluir em seus movimentos."

Que possamos ser verdadeiros adoradores, e nos doar de corpo, alma e espíríto ao nosso Deus!

Pensemos nisso. Ele te abençõe!

_____________________
¹estola: traje de linho usado pelo sacerdote sobre a túnica e associada ao culto no templo, era bem mais curta que a túnica, portanto mais adequada para danças. ( Bíblia da Mulher)

Deus diz á você:

Conheço teu medo, tua felicidade e teus sonhos. Conheço tua estrada, sei exatamente o teu destino. Conheço-te por dentro; e sem que tenhas que me pedir, eu entendo o que tú queres. Conheço teu sorriso, e sei também tudo o que está no seu coração. Conheço e te reconheço em qualquer lugar. Sei do teu amor, da tua saudade, dos sonhos que movimentam a tua vida e da esperança que te faz lutar. Amo-te pelo que tú és, e para mim és um ser valioso. Amo-te mesmo quando perdes a confiança em mim. Amo-te, mesmo sem saberes. Acompanho-te desde sempre. Estou ao teu lado mesmo quando pensas que te abandonei. Vibro pela tua felicidade, choro com cada lágrima sua. Sofro com toda tua dor, te estendo as mãos a todo momento, embora muitas vezes teimes em não me pedires ajuda, mesmo assim, continuo a te proteger. 

Conheço-te porque Eu te criei! "Aquietai-vos e sabei que Sou Deus!"

( Autora: Vilma Galvão)

sábado, 6 de agosto de 2011

Resistir ao chamado ou vivê-lo para a glória de Deus?

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. (Jonas 1:1-3)

JONAS,

- Era profeta, levantado por Deus para pregar a Sua palavra á nação pagã (Idólatra) da Assíria;

- tinha uma vocação (CHAMADO) ir até Nínive levar uma mensagem da parte de Deus sobre arrependimento desta cidade idólatra e cruel;

- desobedeceu ao Senhor, foi até Jope (cidade portuária) onde embarcaria em um navio com destino á Társis; objetivo? FUGIR DA PRESENÇA DO SENHOR;

- uma grande tempestade iniciou-se em alto mar, causando desespero e medo aos marinheiros, os obrigando á clamar cada um ao seu deus, pedindo ajuda;

- mas onde estava Jonas quando acontecia toda essa tempestade? DENTRO DO PORÃO DO NAVIO, DORMINDO PROFUNDAMENTE! Tão despreocupado, acreditando que tinha conseguido fugir daquilo que Deus o tinha ordenado fazer;

- o mestre do navio foi acordá-lo, dizendo para que também clamasse ao Deus dele pedindo para não perecerem; o desespero era tão grande que tiveram de “lançar sorte”, podemos dizer jogar palitinhos, para saberem o culpado de tudo aquilo. Impressionante, mas a sorte caiu sobre JONAS!

- os homens descobriram que Jonas estava fugindo da presença do Senhor, pois ele havia dito.  Observaram que a cada momento a tempestade ficava mais forte, então perguntaram a Jonas o que deveriam fazer com ele. O mesmo disse: Lance-me no mar e a tempestade se aquietará, porque ele sabia que era por causa dele o que estava acontecendo; ( DEUS TEM VÁRIAS FORMAS DE NOS CHAMAR A ATENÇÃO!)

-Instantaneamente, após terem lançado Jonas em alto mar, a tempestade cessou. Mas o tratamento de Deus não havia acabado.

- Jonas foi surpreendido por um grande peixe, o qual o tragou onde ficou 3 dias e 3 noites, e após ter se arrependido, orou e louvou ao Senhor pelo livramento proporcionado através do peixe ( PODERIA JONAS TER MORRIDO AFOGADO EM MEIO AO MAR);

Seu chamado

Aos que não sabem:

- PRA QUE FOI CHAMADO NA OBRA DE DEUS?

Todos temos um propósito, um CHAMADO.  Não somos pessoas que nascemos do acaso. Você tem buscado de Deus a forma, ou a maneira de como Ele quer te usar? Ou melhor, talvez você já saiba, mas ESTÁ FUGINDO! Aliás, tentando fugir!  - NINGUÉM PODE FUGIR DOS PLANOS DE DEUS! Quando Deus manda, é necessário que obedeçamos. Se ainda não sabe pra que está aqui, comece a buscar do Senhor em oração, jejum, consagração. Ninguém consegue obter respostas de Deus sem oração. Não fique ai pensando que Deus vai te mandar uma cartinha do céu, dizendo “Michelle, você foi levantada pra pregar, dançar, etc, etc ”...Porque isso Ele não vai fazer. Sabe aquilo que arde no seu coração? Isso mesmo, quando você vê um pastor, um coreógrafo, um evangelista etc,  sente uma vontade desesperada de fazer o mesmo? Eis o chamado de Deus pra você!
 Aos que já sabem:

-QUAL O CHAMADO DE DEUS PRA SUA VIDA QUE VOCE NÃO TEM OBEDECIDO? PREGAR, DANÇAR, LOUVAR, EVANGELIZAR, SAIR EM MISSÕES?

Porque não está cumprindo o seu chamado? Medo? Vergonha? Acha-se incapaz? Tá fugindo porque? Vai adiantar fugir do seu chamado, se dia menos dia , você terá de cumpri-lo de qualquer forma? Prefere ir pela dor ou pelo amor? A partir do momento que você se entregou á Jesus, quem tem dirigido sua vida? Você ou Ele? Não está tentando viver seus sonhos, e esquecendo os sonhos dEle?

Acredite meus amados, viver os sonhos de Deus certamente é o melhor para todos nós!

Ele começa a transformação em sua vida com o propósito de usá-lo no chamado e também terminará para glória do nome dEle.

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;( Fp 1:6)

MAS O QUE FAZER PARA NÃO RESISTIR AO CHAMADO E ASSIM VIVE-LO PARA A GLÓRIA DE DEUS?

1)      Busque saber o chamado de Deus para sua vida. Como fazer isso? Orando, jejuando;
2)      Depois de saber o seu CHAMADO, saia do porão, ou melhor, não fuja; mas se lance com todas as forças diante daquilo que Deus está te ordenando, haja vista que Ele providenciará TUDO;
3)      Medite na palavra de Deus; busque conhecimento;
4)      Se prepare, essa é a parte prática (pregando, tocando, dançando) É O MOMENTO em que você estará CUMPRINDO o seu CHAMADO.

 Pense nisso....
Deus abençõe!